quinta-feira, 8 de março de 2012
Mulher da vida, minha irmã
Mulher da vida, minha irmã
Cora Coralina
Mulher da Vida, minha Irmã.
De todos os tempos.
De todos os povos.
De todas as latitudes.
Ela vem do fundo imemorial das idades e
carrega a carga pesada dos mais
torpes sinônimos,
apelidos e apodos:
Mulher da zona,
Mulher da rua,
Mulher perdida,
Mulher à-toa.
Mulher da Vida, minha irmã.
Pisadas, espezinhadas, ameaçadas.
Desprotegidas e exploradas.
Ignoradas da Lei, da Justiça e do Direito.
Necessárias fisiologicamente.
Indestrutíveis.
Sobreviventes.
Possuídas e infamadas sempre por
aqueles que um dia as lançaram na vida.
Marcadas. Contaminadas,
Escorchadas. Discriminadas.
Nenhum direito lhes assiste.
Nenhum estatuto ou norma as protege.
Sobrevivem como erva cativa dos caminhos,
pisadas, maltratadas e renascidas.
Flor sombria, sementeira espinhal
gerada nos viveiros da miséria, da
pobreza e do abandono,
enraizada em todos os quadrantes da Terra.
Um dia, numa cidade longínqua, essa
mulher corria perseguida pelos homens que
a tinham maculado. Aflita, ouvindo o
tropel dos perseguidores e o sibilo das pedras,
ela encontrou-se com a Justiça.
A Justiça estendeu sua destra poderosa e
lançou o repto milenar:
“Aquele que estiver sem pecado
atire a primeira pedra”.
As pedras caíram
e os cobradores deram s costas.
O Justo falou então a palavra de eqüidade:
“Ninguém te condenou, mulher...
nem eu te condeno”.
A Justiça pesou a falta pelo peso
do sacrifício e este excedeu àquela.
Vilipendiada, esmagada.
Possuída e enxovalhada,
ela é a muralha que há milênios detém
as urgências brutais do homem para que
na sociedade possam coexistir a inocência,
a castidade e a virtude.
Na fragilidade de sua carne maculada
esbarra a exigência impiedosa do macho.
Sem cobertura de leis
e sem proteção legal,
ela atravessa a vida ultrajada
e imprescindível, pisoteada, explorada,
nem a sociedade a dispensa
nem lhe reconhece direitos
nem lhe dá proteção.
E quem já alcançou o ideal dessa mulher,
que um homem a tome pela mão,
a levante, e diga: minha companheira.
Mulher da Vida, minha irmã.
No fim dos tempos.
No dia da Grande Justiça
do Grande Juiz.
Serás remida e lavada
de toda condenação.
E o juiz da Grande Justiça
a vestirá de branco em
novo batismo de purificação.
Limpará as máculas de sua vida
humilhada e sacrificada
para que a Família Humana
possa subsistir sempre,
estrutura sólida e indestrurível
da sociedade,
de todos os povos,
de todos os tempos.
Mulher da Vida, minha irmã.
Declarou-lhe Jesus:
“Em verdade vos digo
que publicanos e meretrizes
vos precedem no Reino de Deus”.
Evangelho de São Mateus 21, ver.31.
Poesia dedicada, por Coralina, ao Ano Internacional da Mulher em 1975.
segunda-feira, 5 de março de 2012
Renatinha no paredão......
...novamente a selva não tentou protege-la....Yuri tinha uma única jogada que daria uma possibilidade de salvá-la do paredão mas preferiu não se queimar coma praia....ficando "DI BOA" como costumam dizer com Fael e Jonas..e o demais do grupo...por JC ninguém toma as dores...mas se indicasse Fael....teria arrumado "ARENGA" com todos os outros do litoral....e assim vai Renatinha resignada pro paredão sem sequer entender que poderiam ter tentado vai salvá-la...e ainda vota pelo coração....ao invés de seguir Monique e torcer para que JC tb o fizesse.
Pelas enquetes deve sair Renatinha...para o jogo é melhor...porque JC sendo sempre imprevisível ...nunca
dará segurança à nenhum dos grupos...e isto vai sempre balançar seus adversários....e não tornará o jogo mais óbvio do que já parece estar.
Yuri continuará com garantias..porque além de Monique ..em quem acredita que votem antes do que nele..ainda tem JC .....sempre ali como opção....
Pelas enquetes deve sair Renatinha...para o jogo é melhor...porque JC sendo sempre imprevisível ...nunca
dará segurança à nenhum dos grupos...e isto vai sempre balançar seus adversários....e não tornará o jogo mais óbvio do que já parece estar.
Yuri continuará com garantias..porque além de Monique ..em quem acredita que votem antes do que nele..ainda tem JC .....sempre ali como opção....
domingo, 4 de março de 2012
sobre o paredão de hoje..DIGO
DIGO.....
ATENÇÃO
Yuri após esquentar a cabeça e não revelar que se comprometeu em não votar no Fael e Jonas ..num acordo entre homens...optou pelo óbvio e mais fácil ...VAI INDICAR JC...e elas que tratem de passar para o mineiro em quem vão votar pra ver se ele vai atrás...vamos aguardar...mas não acredito que indicado João de Carvalho vá no Jonas e sim na Renatinha...sua amiga ...então o paredão parce decidido...
JOÂO X RENATINHA ......vamos confirmar mais tarde!
sábado, 3 de março de 2012
Idas e Vindas... Idas e Vindas...
Um dia aqui cheguei
e pelo blog me encantei
Ficava na surdina
espiando as meninas!!!
Um dia de repente
um comentário resolvi fazer
e com grata surpresa
alguém veio me responder!!!
Daí em diante
não parei de palpitar
amei trocar figurinhas
com vcs queria estar!!!
Porém o destino
uma peça me pregou
por um tempo fiquei longe
o desânimo me tomou!!!
Mas como sou uma fênix
das cinzas ressurgi
voltei minhas amigas
espero não mais sumir!!!
Este cantinho é querido
cheio de energia do bem
todos nos respeitamos
vibe boa, aqui tem!!!
Por isso os forasteiros
que chegam pra tumultuar
não ficam muito tempo
aqui pra eles, não tem lugar!!!
Angelª retornando
retornando de mansinho
o tempo ainda é pouco
mas vou dando um jeitinho!!!
Muito bom estar de volta
amigas novas pra conhecer
reconhecer as mais antigas
e muito papo bater!!!
Bjocas, meninas e Acyr!!!
Angelª só de @@
sexta-feira, 2 de março de 2012
ELE & ELA
O homem quando trai tem motivo justo
A mulher recebe até busto
O homem engana até com preguiça
A mulher só quando atiça
O homem quando engana é considerado um tiquinho
A mulher, e como um enorme rodamoinho
O homem esconde a traição
A mulher faz logo sua propagação
O homem engana dia e noite sem alarde
A mulher quando faz, só à tarde
Para ela, ele é um otário útil
Para ele, ela é um ser fútil
Para ele trair é só começar
Para ela basta ele avançar
Para ele o amor só existe ante o desejo
Para ela apenas um fraquejo
O homem viril é como bala de canhão
Mas para ela é apenas mais um garanhão
O homem pode ser infiel
Mas se ela copiar vira fel
O homem pode ter em qualquer lugar mulheres
A mulher nem pensar nesse alhures
O homem tem o poder
A mulher não convém se intrometer
O homem possui o vigor
A mulher serve para licor
O homem tá com tudo e vai fundo
A mulher o sonho é percorrer o mundo
O homem faz uma baita falta
Resta a mulher tocar a flauta
O homem é um santo conquistador
A mulher é o seu eterno andor
O homem entra de sola
A mulher só se der bola
O homem endurece o jogo
A mulher amolece, ficando um cozido miojo.
O homem quer ser macho e durão
Mas ela o domina com seu lindo coração
Ele precisa dela sempre
Ela, só quando ele é conveniente.
Acyr Gomes
A mulher recebe até busto
O homem engana até com preguiça
A mulher só quando atiça
O homem quando engana é considerado um tiquinho
A mulher, e como um enorme rodamoinho
O homem esconde a traição
A mulher faz logo sua propagação
O homem engana dia e noite sem alarde
A mulher quando faz, só à tarde
Para ela, ele é um otário útil
Para ele, ela é um ser fútil
Para ele trair é só começar
Para ela basta ele avançar
Para ele o amor só existe ante o desejo
Para ela apenas um fraquejo
O homem viril é como bala de canhão
Mas para ela é apenas mais um garanhão
O homem pode ser infiel
Mas se ela copiar vira fel
O homem pode ter em qualquer lugar mulheres
A mulher nem pensar nesse alhures
O homem tem o poder
A mulher não convém se intrometer
O homem possui o vigor
A mulher serve para licor
O homem tá com tudo e vai fundo
A mulher o sonho é percorrer o mundo
O homem faz uma baita falta
Resta a mulher tocar a flauta
O homem é um santo conquistador
A mulher é o seu eterno andor
O homem entra de sola
A mulher só se der bola
O homem endurece o jogo
A mulher amolece, ficando um cozido miojo.
O homem quer ser macho e durão
Mas ela o domina com seu lindo coração
Ele precisa dela sempre
Ela, só quando ele é conveniente.
Acyr Gomes
quinta-feira, 1 de março de 2012
CAMINHANDO

Fascinado ao andar pelas estradas da vida
Vou encontrando outros no seu caminhar.
Em cada curva desta nossa lida
O desejo de um futuro promissor à esquadrinhar.
Com sede do sucesso a ser explorado
Deixamos o abominável NQN no passado,
E no pódio dos vencedores pretendemos estar,
Não permitindo que reveses venham nos perturbar.
Cada um tem seu modo de peregrinação,
Como também seu momento mágico,
Para tanto será necessário uma correta ambição
Cuja meta fique isenta de um resultado trágico.
Atenciosos no trato ao próximo
E amáveis nos momentos de maior poder,
Não devemos permitir que o paradoxismo
Venha em nós prevalecer.
A colheita do saber é importante.
O descarrilamento do comboio da humildade
Não deve acontecer em nenhum instante,
Para não deixar tombar a almejada felicidade.
A flor, sempre ela, fará o ar ficar perfumado.
Sua beleza caminhará ao nosso lado
Porque sem ela nenhum homem se completa,
Pois DEUS a fez para ser a nossa companheira dileta.
Acyr Gomes
Assinar:
Postagens (Atom)




