Powered By Blogger

Nó Cego e Bengala de Cego

quarta-feira, 8 de junho de 2011

PAVÃO COLORIDO


Má reputação não lhe trás medo.
Para a opinião pública está pouco ligando,
Porque a celebridade consta do seu enrêdo
E para aparecer na mídia anda até gingando.
Com seu rabo colorido sai espanando,
Dando uma de pavão ao ouvir um assobio.
E agora, por lei aprovada, vai sair provando
Que é um deslumbrado e vadio.
De astro virou casca e depois pato.
Agora, tenta uma de pavão colorido
Com direito a novas caretas mutretas,
Mostrando com grande alarido
Suas pernas que mais parecem duas muletas.
Pouco a pouco para seu início voltará,
E a casa de pau estará a seu dispor,
Sendo que a cadela ausente ficará
Pois a matilha irá se indispor.
Sua única salvação será plantar cenoura
Pois amor e dedicação alí existe,
E junto com os fraternos farão uma lavoura
Que em último caso colherá só alpiste.
O lema todos por um,
Está chegando ao seu fim,
Aí só restará o seu bum bum
Para que os touros comam como capim.

Acyr Gomes

segunda-feira, 6 de junho de 2011

As Elienes do Brasil....... caso verídico


Chega de mansinho ,timidamente
sem fazer alarme e sem fazer se notar
leva algum tempo pra que vc a perceba
e mais ainda pra vc aprenda o seu nome
faz o seu serviço , presta subordinação
sofrida e como a maioria dos brasileiros
sempre temendo desemprego
sem qualificação, pouca instrução
sem o nome do pai na certidão
uma mulher de quarenta anos
com um filho de quase vinte
mas as suas atitudes eram ingênuas
algumas chegando ao infantil
propunha trocar o almoço
por uma só empadinha
porque se sentia aguada
de tanta vontade de comer
o que não é seu e é para vender
arrimo de família como
a maioria das mulheres brasileiras
nas suas costas vive um irmão
dependente alcoólico que qdo chegava
não pensava e nada poupava
sentava no sofá da sala
e ali mesmo urinava
e ela perdia as estribeiras
xingava , dava-lhes uns tapas
mas a seguir se arrependia
seu coração até doía
pela doença do irmão
negra bonita mas não cuidada
como a maioria das mulheres brasileiras
porém vaidosa como podia e
sempre com cheirinho de limpeza
tinha sim um namorado e mais jovem
do que ela e por isso se envaidecia
a sexta feira antes do Carnaval
chegou para trabalhar pontual
uma das suas grandes vaidades
mas seu rosto estava inchado
e sentia desconforto e mau estar
revelou o que nunca contou
era hipertenso e abandonara
o uso do remédio prescrito
dispensada, corre ao médico
médico? , só rindo,
ao pontinho de atendimento
aonde as famílias pobres
buscam sempre atendimento
sendo algumas bem atendidas
não vamos fazer injustiça
mas na maioria das vezes
por essas periferias
nem médico tem, meu irmão
e agendar uma consulta
isso só por sorte do cidadão
de dois a três meses de espera
e vai por esse caminho Eliene
conformada e a espera
que a sua pressão abaixe
que seu rosto desinche
enqto não chega a sua vez
sabendo que seus rins estão falhando
com uma alta taxa de potássio
o que relata resignada
sem demonstrar saber a gravidade
até fala em hemodiálise
que sei lá se entendeu
o caminho a percorrer
para conseguir sobreviver
mas espera a tal consulta
como todo bom brasileiro
segue a fila a espera da vez
mas o jovem coração
num domingo a enganou
na casa do namorado
tão jovem qto o seu filho
uma peça lhe pregou
acompanhado d'um mal estar
ficou quieto e se calou
vai se embora Eliene
como tantas outras irão
dependentes da assistência
da saúde pública do Brasil.

sábado, 4 de junho de 2011

FALOFFI NÃO GANHOU NA LOTELIA!

seu Faloffi me perdoe
não estou a lhe imitar
é que tenho a língua plesa
mas consigo me explessar
eita cala de muita solte
só não ganha do senhor
os anões do orçamento
mas também se expricasse
que ganhou na lotelia
nós pobre povo bobinho
íamos até desconfiar
mas a sua explicação convence
tem até dados pla complovar
mas que cala competente
que assessoria senhor dá
se conseguiu em quatlo anos
sua foltuna vintepricar
e em nome do sigilo
o senhor não pode divulgar
mas é fácil da gente saber
quem folam os assistidos
basta os homens da Fazenda
aqueles que contam o dinheilo
nos papéis vasculhar
polque se a sua aumentou
em  tantas vezes
as pla quem o senhor tlabalhou
enricou na celta muito mais
eita moço, quanto olgulho
deve ter a sua mãe
que pariu um menininho
meio feio e com defeito
mas tão bom da cabeça
que até a Dirma enganou
ops ...isso não ...
apenas esqueceu
de contar como enricou!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

estar só


estar só é inevitável
em algum momento de vida
você vai se sentir assim
e em algum momento da vida
vc vai desejar estar só
e descobrir que naquele momento
você é a sua melhor companhia
isto nada tem a ver
com o morar sozinha
vc pode se sentir só
em uma festa ,na multidão
ou então querer ficar literalmente só
um momento só seu
de reflexão , de exaustão
ou apenas de um pensar em nada
como se conseguisse ficar oca
não existe o passado e nem futuro
é só vc e mais nada
e com nenhum sofrimento
é como se desse uma trégua na vida
como se estabelecesse uma lacuna
e após essa lacuna
vc respira bem forte
enche o seus pulmões de ar
e volta a conviver como o mundo.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Menino teu…




Da janela rasgada do ontem vi passar um sonho pequeno, quase um menino… menino que na lua pescava fisgando luzes alheias e brilhava… Brilhava no escuro este pirilampo assanhado, envolto em brisa levada, verdadeiro sonho sonhado. Tinha claves de sol na cabeça… ou era um sol-menino travesso? Pura luz, só arder pra derreter e findar. E o sonho foi indo em si-mesmo… ou mi? A embriaguez da neblina levando a imagem da retina, ao fim… ou fá? Ao nada mais, será? Ao sempre em bruma, que-dó!!! Prefiro o menino da rua, moleque vadio e real, que zune pela platéia com cor de jasmim no colo e cheiro de nuvem nas mãos… que encanta o jardim dos sonhos com velas de barco a deriva… que treme no aplauso do povo deixando dor na partida… embora este corpo ausente traga o perfume presente, feito de plumas douradas no breu do findo-dia-meu… ou lá…?

Por: Jane Abel

PARABENS NÓ.....MUITAS FELICIDADES!


 
se pra tudo há uma explicação
nem sempre há uma justificação
existem situações em
que por mais vc se explique
não dá pra falha negar
e ,o pior ,nem voltar atrás
o tempo não nos permite
corrigir erros imperdoáveis
e esquecimentos cometidos
podem até o esquecido perdoar
mas o mais difícil é quem esqueceu se perdoar
e arranjar meios para reparar a falha cometida
principalmente quando quem faz anos é a NÒ
a minha querida amiga, companheira e diria mais
talvez irmã ou melhor quase uma filha
pessoa que amo tanto não merecia tal negligência
sei que até ela vai alegar ,
com o seu coração bondoso
que entende e sair em minha defesa
que a fase que estou passando
foi a única razão do desleixo
mas nem nesse momento atribulado
correndo pra lá e pra cá
socorrendo pai e filho
a Nó não poderia ter sido esquecida
e nunca , nunca vou me perdoar
por não ter sido a primeira , as 00:01
a parabenizar e sua festa começar
e de ter com antecedência aos amigos convidar
vcs conhecem a Nó, mas não como eu
não porque eu sou privilegiada
ou melhor talvez realmente
eu seja a privilegiada
pelo convívio do dia a dia
de saber bem quem ela realmente é
a Nó é toda bondade ,lealdade , fidelidade
que gostaria que muitos tivessem
sem esquecer a integridade
uma das sua principais características
mas o que mais me encanta na Nó
talvez por não ter minha filha ao meu lado
é a filha que ela é e o qto valoriza a família
irmãs , sobrinhos filhos e maridão
isso sempre digo e não me canso de contar
E ,se pudesse voltar no tempo
hoje gostaria de acordá-la
com um imenso buquê de flores
para o seu quarto perfumar
um bolo como o da princesa
que acaba de casar
e velas, com muitas velas
para a sua vida iluminar
E o canto ,dos mais bonitos
para ao seus ouvidos soar
como se anjos cantassem
comemorando seu mais um ano de vida
e desejando êxitos , glórias , saúde
e muita paz parao próximo
e pedindo bem baixinho
cochindo no seu ouvido
pra que ela consiga me perdoar.
NÓ EU TE AMO......E QUERO SEMPRE TE VER FELIZ.

Ps: este texto foi escrito e até postado no dia 1 de maio...como acrdito que o alemão anda me rondando....foi fruto de impeto....abro o echo e vejo gente parabenizando a Nò..desligada e avoada ..paciente suspeita de DDA...não titubiei escrevi este texto me retratando do que não tinha que me retratar e um mês antes doa dia certo e publiquei ...qdo Nò viu e como sempre minha amiga me protege ....tirou do ar....mas o mico já tinha ocorrido...o como mico feito a gente tem que pagar...HOJE RENOVO TUDO QUE FALEI E ao invés de corrrigi-lo sugiro que p leiam como se estivessemos vendo o filme  DEVOLTA PARA O FUTURO OU SEI LÁ TALVES PASSADO.

livefyre