Powered By Blogger

Nó Cego e Bengala de Cego

sábado, 8 de outubro de 2011

NQN's


Sinto a necessidade de ser útil.
A ineficiência me apavora
E o desserviço para mim é fútil
Onde o luxo do fazer está comigo aqui e agora.
O benefício disto são as amizades,
São os frutos necessários
Para uma vida cheia de qualidades
Procurando não cultivar adversários.
O trabalho dignifica
Quero ser eternamente improfícuo para a preguiça.
Em mim o tempo perdido não personifica
Porque não sou daqueles de encher linguiça.
O carvão da vagabundagem não virará brasa,
Permenecerá sempre com a ausência de cor
Pois o NQN só tem asa
Para voar para bem longe onde há trabalhador.
Com a Graça DELE nunca estarei vencido para o labor.
Hastearei sempre a bandeira da vitória,
Pois o trabalho é o meu necessário penhor
Nesta caminhada peremptória.
Vem quente que estou fervendo,
Digo para o trabalho
E a preguiça já tá sabendo
Para seguir por outro insignificante atalho..
De muquirana andamos rodeados
E essa mistura de ociosos
Forma um batalhão de desocupados
Vivendo à sombra junto aos indecorosos.

Acyr Gomes

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A grande FINAL

Creio quem muitos como eu colocaria a Raquel em quarto lugar. Mas a sorte ou a eficiência
 à favoreceu e está entre as três finalistas.Raquel é preguiçosa e se movimenta em situações
de perigo , isto é sob ameaça . Isto não é critica é constatação.( Caetano Veloso se classifica
como preguiçoso com toda aquela criatividade) .Talvez a vida esteja proporcionando à ela
a oportunidade de se desligar definitivamente da imagem de Bruna Surfistinha e passe a viver
sómente como RP. Ela que aproveite.!
Com isso a disputa esta sendo travada entre ME X JP X VP. Parece que Monique está
correndo por fora , ficará na casa , e a disputa está sendo travada entre Joana e Valesca.
 Dai vencerá um dos valores ( boazinha X esquentadinha)  porque em algum modo de ser
são completamente opostas.
Valesca é fechada qto à sua vida privada , ( será ela casada ou não como noticiaram?)
de fácil convívio , não toma as dores de ninguém , é a boazinha , amiga de todos ,
apaziguadora ,  guerreira , trabaladeira , colaboradora  mas pouco se posicionou no jogo ,
foi protegida pelos grupos e além disso teve o fator sorte qdo corria o risco de ir para à roça.
Joana é extrovertida qto à sua vida privada , falou de seus amores e desamores, de suas mazelas enqto namorada do Imperador ( Adriano) ., chorou por ele embora esteja (?) namorando alguém aki fora , se encantou (?) com JK  e deu à ele esperanças , brigou por ela e pelos outros , não aceita injustiças ( qdo  considera que foi cometida) , fala o que pensa ( não pondera nada no consciente) age como que por impulso , não evita confrontos , não é apaziguadora , de uma sinceridade agressiva , e nisso tudo difere de Valesca . E se igualam qdo se trata de luta ,é guerreira , trabalhadora e como a opositora jogou , aproximava-se de quem interessava e mudava  os seus critérios de valores com o passar do tempo e com o "andar de carruagem ". (durante a maior parte do tempo dessa  edição valorizava o posicionamento , o sair de cima do muro , o de se não  fazer amigo de todos e agora na final passou a valorizar a colaboração e o trabalho).E parece  que a disputa está entre os perfis : Boazinha X Briguenta .
Vamos aguardar p/ ver!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Muheres unidas ?

Quem é Monique?
Não sei quem é mas vou dizer como a vejo.Uma estrela em queda.Como qlq ser  humano viveu as fases de ascensão , apogeu e agora vive a queda.E , principalmente ela que se valeu do corpo e da beleza para trabalhar e ganhar dinheiro.Não sinto que ela sofra de depressão mas sim de melancolia.Por não poder ansiar e continuar vivendo como viveu. Hoje é uma senhora , bonita e em forma e conforme reconheceram seus companheiros da Fazenda. Mas deixou de ser o símbolo sexual e de despertar o desejo dos homens como no passado.
E ,não se preparou para isso em todos os sentidos pelo que ela fala.
Sente-se como uma laranja doce saborosa que foi chupada , espremida.e que dela tiram o melhor e agora só restou o bagaço.
Apegou -se na casa a Raquel por acreditar que ali ela era a única para quem poderia se tornar importante e necessária .Desempenhando o papel de mãe. O mesmo tentou com Thiago.
Sente-se solitária o que é muito diferente de estar só.Ela está só porque seus filhos levantaram voo.. O que è normal.Os pais precisam ter consciência, de que criam os seus filhos para o mundo.E que ao serem concebidos só um dos lados assume o compromisso e a responsabilidade de criar e prover.E os filhos não foram consultados e nenhum acordo estabelecido.Essa de que os filhos devem aos pais não tem sentido.Os filhos podem ter consideração pelos pais mas nunca a obrigação e o dever de tomar conta ,prover enfim retribuir o que recebeu.
ME não se preparou para essa fase da vida . Todo ser humano´precisa criar opções de vida independente de filhos ou maridos. Para evitar se tornar um peso ou um satélite em torno de alguém. Aquele pai que cobra visita , telefonemas , atenção e quer participar como um apêndice do núcleo familiar que o filho estabelece.Cada um deve conviver com o seu igual . Com os da sua idade e ter lazer e ocupações só suas independentes dos filhos.A felicidade não está no outro. Ser ou estar feliz só depende de vc. Não jogue nas costas dos outros uma responsabilidade que é só sua. ME reclama a falta de um companheiro como se com ele ela se tornasse feliz , Nada a ver.
Reclama da ausência de uma aposentadoria. Acredito que ela se não a tem foi por ignorância ou imprevidência . Desde que o regime de trabalho foi regulamentado no Brasil ( fato que a minha falecida avó ,que veio de Portugal para o Brasil no começo do século passado atribuía à Getúlio Vargas que
embora ditador teve durante muitos anos a sua foto na parede de sua casa ) existiam muitas formas de contribuição p/ aposentadoria  pelo INSS , que embora pequena ainda é importante para todos.
Mas ME não perdoou Valesca..No seu retorno da roça , derrotando o último peão ainda presente ,Marlom, não perdeu a chance de alfinetar a Popozuda cujo discurso de indicação não engoliu.
Já Raquel não sente por ME o mesmo que ela..Raquel aceitou a atenção e se percebeu alguma vantagem não sei . Mas RP   não foi leal a ME , como esta foi com ela. Falou sim nas suas costas e algumas  vezes
demonstrava cansaço pela sua companhia.
Até agora RP é uma incógnita pra mim,Se abriu sobre o que já é publico . Sobre o que já foi publicado mas não mostrou quem é. Da mesma forma que Valesca, que se mostrou uma formiguinha , lembrei da tanajura , mas pouco se abriu e continuou sem se posicionar até agora.Dizer que não se influenciou na indicação da ME é mentira.Comprou e muito a ideia de Joana e Marlon que os três seriam os merecedores de concorrer
na final.
Joana joga , aproxima -se de quem interessa. Ante a saída de ME aliou-se ao Marlon da mesma forma que RP se aliou a Popozuda e ME ficou sim isolada não acreditavam na volta da Titia,.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

V I A G E M



Saindo da selva de pedras erguidas
Fomos dar de cara com a outra de matos e árvores.
Pudéssemos sempre usufruir dessas naturais guaridas
Fugindo dos tormentantes cárceres.
Ao longe vemos as serras nos tons azuis gélidos,
Onde o seco nevoeiro faz sua morada bem cedo.
A vontade de chegar nos faz andar bem lépidos
Mesmo sabendo do perigo de encontrar algum mancebo.
Casebres cujas caiações já desapareceram com perdas,
Nos oferecem uma visão instantânea do desleixo,
Com alguns moeirões sustentadores de cercas
Arriados, deixando espaços onde animais metem o queixo.
Vez por outra encontramos os pequeninos garnizés
Que juntos com os da raça rhodes deixam visões em vermelhos.
Cruzando com outros motorizados
Nuvens de pó invadem o espaço do carro,
Depositando no revestimento de aço finos bronzeados,
Que servirão como quadro para palavras de sarro.
Na selva de pedra, reluzentes carros trafegam
Com suas máquinas de vários cavalos.
Na outra floresta as carroças se negam
De serem camandadas por vassalos.
De repente, abre-se uma clareira
Onde bem no meio um abrigo lindo
E quando finalmente pisamos na soleira
Pulamos de alegria com o deslocamento findo.

Acyr Gomes



sábado, 1 de outubro de 2011

Próxima Roça : Joana ou Marlon X Monique X Raquel...tudo leva a crer.....

Arruda acredita que ainda terá mais um Fazendeiro nessa edição....pelo que entendi Valesca é a última a indicar nesse domingo após o desafio semanal quando o vencedor ganhará imunidade o perdedor irá direto pra roça...como já vinha acontecendo....Valesca até agora não se posicionou ..que eu tenha visto...se vi continuar no esquema de mandar um homem....mas já falou assim como a Raquel que votariam na Joana....sem qlq dúvida...creio que neste desafio devem participar os quatro peões ....excluindo a Fazendeira..numa prova entre JM, M., RP e ME...claro que Joana e Marlon são os ´possíveis vencedores,,,a não ser que seja somente de sorte e não exija nenhuma habilidade...com isso deve ir pra roça Monique ou Raquel ....a Fazendeira deve indicar entre dois e para casa só sobra o quinto....desnecessária a votação...a previsão é JP ou Marlon pela fazendeira e Raquel e Monique pelo desafio....
Vamos ver se acerto !

QUEM PLANTA COLHE


Durante muito tempo fizeram a farra,

E por um longo período tripudiaram.

Em ajuntamentos fizeram algazarra

Rindo daquela que tantas vezes os ajudaram.

Sem revide ela foi à luta.

Sem responder procurou vencar os obstáculos,

Largou àquela família fajuta

Que queria aprisioná-la com seus tentáculos.

Violências verbais foram uma constante.

Até de louca a chamaram,

Mas ela se manteve distante

Da enxurrada de besteiras que vomitaram.

Quem abrolhos semeia, colhe espinhos.

Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

Ditados que agora servem inteirinhos

Prá esse crápula que só tem traído.

A Lei de Talião tá chegando para o pato,

É uma espécie de castigo/espelho,

Agora ele irá comer o que colocarem no prato,

E então veremos como se sairá com a família coelho.

O dinheiro lhe deu força e poder,

Mas o seu domínio sobre ela não fincou estaca.

Sua única meta era doa a quem doer,

Mas a Diva saiu fora e agora seu sucesso se destaca.

Com punhos de ferro ELE faz a justiça.

O tirano está com seus dias no terminal,

Só lhe resta agora, é colher a hortaliça

Junto com seu amado no quintal.



Acyr Gomes

livefyre