Powered By Blogger

Nó Cego e Bengala de Cego

sábado, 25 de julho de 2009

VERDADES E MENTIRAS CONVENIENTES


O que é Verdade e o que é Mentira?
A verdade é uma só?
Dizem que pode até ser três, a minha a sua e a verdadeira, algumas fatos outras versões.
Disponível ou não basta que aqueles que tem respostas aos fatos estejam disponíveis a enxergá-las. Comum é o partidarismo, pois do contrário colocaria em cheque: valores, crenças, hábitos e convicções ocas e sem nenhum fundamento, que dão sustentação ao vazio vivido, mas cheios de reverência social.
A verdade “fala” exatamente como a mentira, portanto é o intérprete que irá julgá-las. A linguagem usada são fatos. A segurança é manter distância, pois quem se arvora a ser o portador convicto pode ser o louco da questão.
Conhecer e rotular verdadeira ou mentirosamente, jamais mudará a realidade dos fatos. O que muda apenas são as atitudes que alguém toma a partir de que conhece a verdade ou a mentira.
Porém mesmo depois de conhecer e dar o veredito, posso querer continuar na mesma, insistindo em crenças que dão sustentação ao meu pensamento ou decisão.
Uma coisa é conhecer, outra é aceitar e ainda outra é ser prático e honesto o suficiente para realmente mudar, mesmo que vá na “contra mão” daquilo que foi defendido apenas por agradar.

livefyre