Powered By Blogger

Nó Cego e Bengala de Cego

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

CALEIDOSCÓPIO


kalos(belo, bonito), eidos(imagem figura), scopeo(olhar, observar)

O caleidoscópio, que dizem já ser conhecido pelos antigos gregos, foi oficialmente inventado na Inglaterra em 1817, por David Brewster enquanto estudava a polarização da luz.

Formado por um tubo, tendo em seu interior pequenos vidros coloridos e espelhos fixos formando ângulos de 45 a 90 graus, ao se girar o tubo formam-se figuras coloridas em arranjos que se alteram com o movimento. Espelhos em 45. formam 8 imagens, a 60. 6 imagens e a 90. quatro imagens, que se refletem um no outro.

Acompanho Francine Piaia desde o dia 13.01.09. No ppv do bbb, onde uma câmera sempre estava focada nela, mesmo quando dormia buscavam seu rosto. No pós bbb através de vídeos, ensaios fotográficos, fotos pessoais e de fãs, da mídia em geral, dos blogs, em todos os lugares e situações possíveis.

Ela é única dizem... para mim ela é uma, outra, outra e mais outra, sempre maravilhosamente bela, modificando sua expressão conforme a situação. Vai da menina arteira a mulher ultra sensual, incorporando os personagens que lhe são oferecidos, transmitindo ao observador, através de gestos e olhares o que lhe foi apresentado. Todos comentam a metamorfose e a capacidade de fazê-la. Isso é dom.

Como gosto sempre de fazer comparações, para mim, o Ser Supremo ao moldar Francine deu-lhe o dom natural do caleidoscópio, com sua luz e cores, de criar maravilhosas figuras, conforme os movimentos necessários, e expressá-las com verdade.

Outra comparação, de poesia/música, seria com Escultura, do carioca Adelino Moreira (1918/2002), que se a tivesse conhecido, com certeza, a tomaria como musa.

Cansado de tanto amar
eu quis um dia criar
na minha imaginação,
uma mulher diferente
de olhar e voz envolvente,
que atingisse a perfeição
comecei a esculturar,
no meu sonho singular
essa mulher fantasia
dei-lhe a voz de Dulcinéia
a malícia de Frinéia
e a pureza de Maria
em Gioconda fui buscar o sorriso e o olhar
em Du Barry o glamour
e para maior beleza dei-lhe um toque
de nobreza de madame Pompadour
e assim de retalho em retalho
terminei o meu trabalho
o meu sonho de escultor
e quando cheguei ao fim
tinha diante de mim... você...
Só você, meu amor.

Por tudo que tem demonstrado ser, nós seus amigos/admiradores, desejamos poder acompanhá-la,

caleidoscópicamente, numa vida plena de paz, saúde, felicidade, prosperidade e sucesso.


Cegueta Pandora – a nova


livefyre